A aromaterapia pode ser usada para uma variedade de condições de saúde

 




A aromaterapia visa melhorar a nossa saúde mental e/ou física através da utilização de produtos aromáticos como os óleos essenciais e outros compostos. Os óleos essenciais funcionam em ambos os níveis, são produtos naturais únicos encontrados em uma variedade de plantas.

Atualmente, a aromaterapia é uma medicina complementar amplamente praticada que utiliza óleos essenciais de plantas aromáticas, flores, folhas, sementes, cascas e frutas para auxiliar na cura. Os óleos essenciais são geralmente extraídos por meio de um processo de destilação a vapor e depois usados ​​para:

 

A aromaterapia pode aliviar o estresse, a ansiedade e outros problemas de saúde mental

 

A aromaterapia é frequentemente usada para melhorar a saúde mental e aliviar os sintomas de estresse, câncer e outras doenças. No caso da demência, pode ter um efeito positivo na agitação e nos sintomas neuropsiquiátricos8. Muitos estudos parecem encontrar benefícios a curto prazo para o gerenciamento de estados mentais (como ansiedade, estresse, depressão, etc.).



Outra técnica utilizada nesta terapia anti-stress é a massagem com estes óleos aromáticos para promover o relaxamento. Por serem muito concentrados em seu estado puro, são diluídos em água ou óleo para evitar queimaduras ou danos à pele quando usados ​​na pele. Embora a sua utilização através das vias respiratórias não represente qualquer tipo de risco.

 

Aromaterapia pode ajudar a melhorar a qualidade do sono

 

A aromaterapia é uma poderosa ferramenta natural para combater a insônia. Através do olfato, o aroma dos óleos essenciais estimula o sistema límbico, o hipotálamo, onde estão localizadas as estruturas cerebrais que controlam o sono e a vigília. Além disso, através da pele, os componentes dos óleos essenciais penetram na barreira cutânea e de lá passam pela corrente sanguínea para beneficiar todo o organismo.



De acordo com vários estudos, a aromaterapia pode ajudar em muitos problemas relacionados ao estresse e ao sono. Algumas plantas tornaram-se conhecidas por serem particularmente calmantes e propícias a uma melhor qualidade do sono, e aqui listamos algumas que você pode usar ao tentar induzir um sono reparador.

Comentários